No momento, você está visualizando Os problemas da Construção Civil e como resolvê-los – Parte 2

Os problemas da Construção Civil e como resolvê-los – Parte 2

Continuando nossa conversa e tendo por base algumas pesquisas, os problemas causados por projetos respondem por cerca de 50% dos problemas de obras! É muita coisa. Os outros fatores são as falhas na execução dos serviços que demandam retrabalhos, problemas com a má qualidade de materiais, aquisições de materiais, equipamentos e contratação de prestadores de serviços, logística e outros.

Então vamos lá, como resolver os problemas causados pelos projetos?

A solução está em estabelecer um Gerente de Projetos (PF ou PJ) que tenha autoridade para gerenciar o empreendimento, especificamente na fase de elaboração dos projetos.

A atividade de projetar na Construção Civil é complexa e demanda pessoal especializado, que precisam ser integrados de tal forma que o projeto final esteja compatibilizado evitando assim as falhas grosseiras com as quais nos deparamos o tempo todo nas obras.

Infelizmente é comum o empreendedor contratar o projeto arquitetônico para aprovação na prefeitura municipal e não contrata o projeto arquitetônico executivo. Há uma diferença enorme entre esses projetos.

Outra constatação é que o empreendedor contrata o cálculo estrutural de forma totalmente independente do projeto arquitetônico, ou seja, o estrutural “não conversa” com o arquitetônico.

É comum vermos pilares e vigas que não estão embutidas nas paredes, gerando trabalhos consideráveis durante a fase de revestimento.

E os demais projetos? Quando muito são contratados para atender no mínimo as normas das concessionárias e legislação local. Traduzindo: contrata-se um “bom” eletricista e um “bom” bombeiro (encanador) e está tudo “resolvido” a preços módicos. E vamô que vamô.

Na próxima postagem, vamos continuar comentando a importância do gerenciamento do projeto.

Abraços!